top of page
Psicóloga Marta Barros

Como vivenciar luto e Perdas?


Memória
O luto é um processo que se inicia a partir da perda de uma pessoa querida uma sensação semelhante também surge quando se perde um vínculo afetivo ou contato com uma experiência com a qual já se estava acostumado, como trabalho.

A pessoa enlutada entra em um estado de recolhimento, onde passa por uma trajetória emocional complexa, logo após a perda. Diante disso, é comum que a pessoa enlutada aparente estar sempre triste, tenha crise de choro, se recusa a sair de casa e perca o interesse em atividades que antes amava.

Embora dolorosa, essa experiência é necessária para que a pessoa possa retomar o contato com o mundo exterior, trabalho, vida social, relacionamento e projetos pessoais cada indivíduo passa por essa trajetória de forma única.
Dependendo da sua personalidade experiências de vida e capacidade de gerar emoções a pessoa em luto pode sucumbir aos sentimentos ruins no meio do caminho ou chegar a estágio de aceitação com naturalidade.
As fases do luto não são vividas linearmente como se costuma acreditar, cada indivíduo enlutado passa por experiências de modo singular de acordo com as suas competências emocionais e a história de vida, não há regras para viver o luto. Até mesmo a pessoa que está com uma doença em fase terminal também passa pelo processo de luto até aceitar a sua condição.

Os cinco estágios são:
Negação
Raiva
Barganha ou negociação
Depressão
Aceitação
A aceitação é o último estágio do luto mesmo quando as experiências não são linear é neste momento que a pessoa enlutada compreende a sua nova realidade constituída pela ausência de quem partiu ou daquilo que perdeu. O sentimentos e angústias já foram externalizados resultando em uma sensação de paz interior.
O fato de aceitar a perda não significa seguir a vida como se a pessoa amada nunca tivesse existido. Não significa esquecer os momentos bons partilhados com ela nem enterrar lembranças calorosas em um canto da mente. A saudade ainda vai mexer com as emoções e a pessoa amada ainda vai visitar os pensamentos, mesmo anos após a sua partida.
Aceitação pode ser trabalhada muito antes do luto começar.

Como lidar com o luto?

Acolha suas emoções e as observe

Fortaleça o contato com as pessoas significativas
construindo uma rede de apoio
Estabeleça novas rotinas no seu tempo

Cuide da Saúde física mental e espiritual

Busque ajuda
Caso perceba que seu sofrimento está muito intenso, se prolongando ou mesmo impedindo que consiga manter suas atividades, causando muito impacto na sua vida e suas relações é preciso buscar suporte emocional, esses sinais podem significar que as perdas vivenciadas nesse período estejam lhe sobrecarregando e, neste caso, pode ser necessário o auxílio de um profissional qualificado para não haver agravamento das dificuldades.


bottom of page