A Mãe é uma das figuras mais influentes no contexto familiar, de modelar quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. A Relação entre mãe e filho é muito significativa e impactante.
No entanto, nem todas as experiências maternas são positivas e saudáveis.
"Mães narcisistas" termo dado para aquelas que não oferecem um conforto psicológico para os seus filhos, podendo causar danos e traumas ao longo de seu desenvolvimento.
O narcisismo é um traço de personalidade amplamente estudado pela psicologia que envolve uma visão exagerada de auto importância, falta de empatia e um desejo constante de admiração e atenção.
Uma mãe narcisista é aquela que exibe um padrão de comportamento caracterizado por um alto nível de preocupação consigo mesmo e uma falta de empatia em relação às necessidades emocionais de seus próprios filhos.
Importante ressaltar que o narcisismo materno não se aplica a todas as mães e que cada situação é única.
Porém quando uma mãe exibe um padrão persistente de comportamento que se enquadram no espectro narcisista, isso afeta negativamente seus filhos.
Como identificar uma mãe narcisista?
1- Foco em si mesmo: Uma mãe narcisista muitas vezes coloca suas próprias necessidades desejos e realizações no primeiro plano, muitas vezes atendendo as necessidades emocionais de seus filhos.
2- Falta empatia: Elas podem ter dificuldades em compreender ou mostrarem empatia pelo sentimentos e necessidades de seus filhos.
3- Necessidade de admiração: Procuram constantemente elogios reconhecimento e validação muitas vezes a custa dos filhos.
4- Manipulação emocional: Podem usar uma manipulação emocional para controlar seus filhos criando o ambiente emocional e instável.
5- Competição com os filhos: algumas mães narcisistas podem ver seus filhos como competição e tentar superá-los em todas as áreas.
6- Incapacidade de admitir erros: É comum que mães narcisistas evitem admitir erros ou responsabilidade por problemas familiares. Elas podem culpar os outros inclusive seus filhos por qualquer dificuldade.
Como lidar com mãe narcisista?
1 Estabeleça limites Claros
2 Comunique-se de forma assertiva
3 Procure apoio profissional
4 Cuide de si mesmo
5 Estabeleça limites financeiros
6 Aprenda sobre o narcisismo
Lidar com uma mãe narcisista pode ser emocionalmente desgastante. Lembre-se de que você tem o direito de buscar ajuda e criar uma vida que seja saudável e significativa.
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando desafios relacionados ao ambiente parental abusivo ou rígido é aconselhável buscar apoio de um profissional de saúde mental ou assistência social para entender e abordar os problemas específicos de sua dinâmica familiar, considerar ajuda psicológica pode ser um passo importante na jornada de lidar com essa situação delicada.
O impacto de ter uma mãe narcisista pode ser profundo as crianças criadas por mães narcisista pode desenvolver problemas emocionais baixa autoestima dificuldade em estabelecer relacionamentos saudáveis e problemas de identidade em alguns casos pode ser necessário buscar o apoio de um psicoterapeuta para ajudar a lidar com os efeitos do narcisismo materno e desenvolver estratégia para o alto cuidado e bem estar emocional.