A depressão é um transtorno psicológico caracterizado por tristeza persistente e falta de interesse para realizar algumas atividades que antes eram consideradas prazerosas.
Diferente de uma tristeza normal, a depressão se caracteriza como um sentimento de tristeza, tão forte e profundo que dura por tanto tempo, capaz de afetar toda a vida da pessoa, podendo impedir a realização de tarefas básicas como dormir comer e em alguns casos levar a pessoa até à vontade de morrer.
Quando um quadro depressivo se instala na vida da pessoa não é apenas por um fator mas são vários fatores.
Considerado entre eles um estado de baixa energia, que acontece por questões dentro de você ou fora de você, principalmente no que acontece dentro de nós, quando nos referimos a fatores que acontece fora estamos referindo a eventos que acontece no mundo, talvez a perda de um ente querido, demissão de um emprego, uma traição, sendo situações que dificultam nossas vidas, muito compreensível essa dor.
Mas os eventos que acontece fora, reflete no que acontece em nosso interior, que são os significados que damos para o que acontece fora de cada um de nós. O que acontece dentro de nós vem através da nossa estrutura de pensamento, o jeito que cada um de nós constrói os pensamentos, em camadas ou em fileiras, interferindo diretamente no nosso estado emocional. E é exatamente esse o lugar que vamos atuar, não no fora, mas no que está dentro, pois é onde temos mais controle do que acontece.
A depressão tem cura mas o tratamento é demorado e pode incluir psicoterapia associado a medicamentos, otimização do organismo e algumas terapias naturais
A psicoterapia consiste na realização de sessões no atendimento psicológico que tem como objetivo ajudar a lidar melhor com as emoções e sentimentos, estimulando o autoconhecimento e a resolução de conflitos internos que pode estar na origem da depressão.
A psicoterapia pode ser suficiente para tratar casos de depressão leve, mas também é fundamental em casos de depressão grave mesmo que eu já esteja utilizando medicamentos, pois ajuda a reorganizar os pensamentos sentimentos e as emoções.
Terapias alternativas são bem-vindas, como acupuntura ou meditação podem ser utilizadas como forma de potencializar os efeitos do tratamento médico da depressão pois ajuda a lidar melhor com o estresse e a ansiedade o ideal é que o uso desse tipo de terapia seja sempre supervisionado pelo profissional responsável pelo tratamento.
Além do tratamento indicado pelo médico e das terapias alternativas, que podem ser usadas, também existe algumas formas naturais de ajudar a aliviar os sintomas, uma dessas formas é a prática regular de exercício físico que devem ser feita de 3 a 5 vezes por semana por pelo menos 30 minutos por dia.
Para além disso, também existe alguns suplementos e plantas medicinais que podem ajudar, na otimização do organismo amenizando grande parte dos sintomas, vale ressaltar que o uso de suplementos e plantas medicinais só devem ser feito com supervisão do médico e de um profissional de saúde acostumado com o uso dessas alternativas.
O apoio emocional da família amigos e pessoas próximas é um dos pilares mais importantes no tratamento da depressão que pode ajudar a encurtar o tempo de tratamento.
Algumas atitudes que podem auxiliar alguém com depressão:
Procurar informações sobre a depressão
Deixar a outra pessoa confortável
Recomendar a busca de um terapeuta e estimular que continue o tratamento
Participar de técnicas de relaxamento com a pessoa
Estimular os efeitos positivos do tratamento.
Saber como agir perante uma pessoa com depressãopode ser difícil. Dessa forma, o melhor é sempre reunir com o profissional que está orientando o tratamento para que ele possa informar de que forma a família os amigos podem ajudar em cada caso específico.